top of page

Tradições Natalinas que surgiram na Itália e "adotamos“ no Brasil




O Natal é sinônimo de ceia natalina. Na Itália, a reunião em família tem uma tradição profundamente enraizada nas práticas religiosas. Sua origem está totalmente interligada às celebrações cristãs e costumes camponeses, que ao longo dos séculos foram moldadas por elementos históricos, religiosos e locais.


Aliás, o Brasil pegou emprestado muitos desses símbolos e comidas típicas. Em nosso país, a reunião familiar em torno da boa mesa é um dos costumes que são inspirações da Itália.


A tradição gastronômica no natal: A história do Panetone



O panetone é um doce totalmente associado ao Natal, mas a sua origem remonta à Itália. A origem do panetone é frequentemente atribuída à cidade de Milão, onde começou a ser preparada no século XV. Uma das lendas mais populares sobre sua criação envolve um jovem padeiro chamado Toni, que teria criado um pão doce especial para apresentar um nobre. Quando Toni levou esse novo pão para a festa de Aldighieri, ele se surpreendeu ao ver como todos os convidados se encantaram com a novidade. O nobre, ao provar o pão, ficou tão parecido com a qualidade e o sabor que disse ao padeiro como o chamava. Toni, sem pensar muito, respondeu humildemente: "Este é o meu pão especial, o pão de Toni" (em italiano, pan di Toni ). A partir desse momento, o pão de Toni passou a ser conhecido como panetone.


Presépio: da pequena Assis para o mundo



Natal, além de ser sinônimo de festa em família ao redor da mesa. É também a lembrança da cidade e das casas iluminadas por luzes e decorações que remetem à essa festa. E, claro, o Presépio não estaria de fora dessa história. Ele foi criado pela primeira vez por São Francisco de Assis, em 1222, em Assis, na Itália.


No Brasil, esse costume de montar presépios chegou com os colonizadores portugueses no Período Colonial (1500-1822), O presépio se tornou um traje popular no Brasil a partir do século XIX, com a influência portuguesa e a família real , mas sua prática e significado se expandiram nas décadas seguintes. Hoje, a tradição está enraizada na celebração do Natal em todo o país.

O vinho: a bebida bíblica que é querida até os dias de hoje




Apesar de não ter surgido na Itália é um costume comum por lá e frequente na vida do brasileiro. A presença do vinho nas celebrações natalinas tem raízes profundas na história e na simbologia religiosa e cultural, principalmente ligadas ao Cristianismo e às tradições europeias.


Na Bíblia, o vinho é frequentemente associado à alegria, bênçãos e celebração, como em Salmos e Provérbios. Incorporar o vinho ao Natal reflete o espírito de regozijo pelo nascimento de Cristo.


Antes do Cristianismo, muitas culturas europeias celebravam o solstício de inverno com festas que incluíam o consumo de vinho. Essas celebrações pagãs foram incorporadas às tradições natalinas na medida em que o Cristianismo se espalhou.


Produção de Vinho no Hemisfério Norte: O Natal coincide com o inverno no Hemisfério Norte, época em que o vinho já fermentado das colheitas de outono estava pronto para ser consumido. Assim, o vinho naturalmente se tornou parte das festividades de fim de ano.


E assim, ao celebrarmos o Natal com essas tradições, reforçamos os laços familiares, culturais e espirituais. Das massas artesanais às sobremesas como o panetone, cada prato conta uma história de herança e afeto. Essa mistura de culturas celebra não apenas as festas de fim de ano, mas também a beleza de compartilhar momentos à mesa, criando memórias que atravessam gerações.


Que este Natal seja um brinde a essa riqueza de costumes e ao amor que une famílias, independente do idioma ou da distância :)


Horários especiais de final de ano:


E com esse clima festivo, comunicamos que as nossas casas funcionarão normalmente dos dias 25 a 30 de dezembro.


Segunda-feira (30), funcionaremos em horário especial: de 8h às 23h no Vero Ponta Verde e de 12h às 16h e 18h às 23h no Vero Pajuçara.


Já no dia 31 de dezembro, estaremos fechados para a nossa equipe festejar em família. Já no dia 1 de Janeiro abriremos normalmente em todas as unidades.


O nosso menu de entradas, pratos principais, sobremesas, drinks e cartas de vinho permanece o que já servimos em nossas casas. Esperamos você!


Boas festas!



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page